Requeijão de Inhame

Receitas Salgadas | 20 de novembro de 2015 | Por

Olá pessoal, tudo bem com vocês? 
Eu estava morrendo de vontade de fazer essa receita, mas sempre esquecia de comprar o inhame, mas dessa vez, finalmente deu certo!

Vamos fazer requeijão de inhame, bem cremoso e saboroso. Esse requeijão você pode comer com pão, bolacha, colocar em sanduíches, até mesmo em pizza, pra dar uma cremosidade. Vale ainda diluí-lo com algum leite vegetal e fazer molho branco, ou ainda usá-lo como base para recheios de tortas e suflês. É super versátil, então abuse da sua criatividade 🙂 

Para quem não conhece o inhame, no final do post vou deixar uma foto, assim, da próxima vez que for a feira, você já estará familiarizado com essa belezura ♥

 _MG_8457 

Requeijão de Inhame
Escreva uma avaliação
Imprimir
Ingredientes
  1. 2 xícaras de purê de inhame
  2. 1 dente de alho
  3. 3 colheres de sopa de polvilho azedo
  4. 2 colheres de sopa de azeite
  5. 1 limão espremido
  6. sal a gosto
Modo de preparo
  1. Para fazer o purê de inhame, pegue cerca de 6 inhames, descasque e leve na pressão por 30 minutos. Depois desse tempo, amasse bem, com um garfo, mixer ou liquidificador. Meça a quantidade de 2 xícaras para usar na receita.
  2. No liquidificador, coloque as 2 xícaras de purê de inhame, 1 dente de alho (ou mais, caso queira o sabor mais forte), as 3 colheres de polvilho azedo, o azeite, sal e o limão espremido. Bata até ficar bem cremoso e está pronto para servir.
Observações
  1. Em um pote preferencialmente de vidro, guarde na geladeira por até 10 dias.
  2. Você pode temperar com as ervas de sua preferência, como orégano, tomilho, alecrim, etc.
VegetariAMO http://www.vegetariamo.com.br/
Como eu falei, o ideal é guardar em pote de vidro. E se possível, anote a data que foi feito, para poder controlar a validade. Aqui está como guardo o meu: 

_MG_8453


E para quem não conhecia o inhame, vou deixar a foto aqui mostrando. Algumas pessoas conhecem como cará, mas pelo que pesquisei, o cará seria mais compridinho e sem pelinhos. Porém, acho que dá pra fazer o requeijão com o cará também, vai ficar cremoso igual e com o gosto não muito forte. 

inhame


O que acharam dessa receitinha? Vou até deixa mais um clique pra você verem que belezura 🙂

_MG_8458

Beijos

Comentários

  1. Responda este comentário

    Lygia
    20 de novembro de 2015

    Oi VegetariAmo , as 3 colheres de sopa de polvilho azedo , é assim mesmo direto do pacote (crú) para o preparo do requeijão ? Deixei de consumir carne há menos de 2 anos , sou novata e por isso a dúvida . Obrigada !

  2. Responda este comentário

    Jaqueline
    23 de novembro de 2015

    eu posso usar batata no lugar do inhame?

    beijinhos e parabéns pelas receitas maravilhosas que você posta

    • Responda este comentário

      VegetariAMO
      23 de novembro de 2015

      Oi Jaque, tudo bem?
      Olha, não sei se com batata não vai ficar muito parecido com um purê, rs… Mas pode funcionar sim!
      Acho que com mandioca ou cará deve ficar melhor, mas tenta com batata, deve dar certo 🙂
      Beijos!

  3. Responda este comentário

    valkiria cepeda
    23 de novembro de 2015

    amei essa receita ,gostaria muito de ser vegetariana mas estou tendo dificuldade ,pois não sei o que fazer..desde já muito obrigada.

  4. Responda este comentário

    Nai
    2 de dezembro de 2015

    Olá, tudo bem? Mega obrigada por compartilhar esta receita! Eu gostaria de saber sua sugestão para o restante do purê de inhame que não vai ser utilizado para o requeijão. Vale a pena congelar? Ou é melhor consumir no mesmo dia de outra forma?

    Um abraço!

    • Responda este comentário

      VegetariAMO
      3 de dezembro de 2015

      Oi Nai, tudo bem?
      Você pode fazer um purê normal, pra comer com comida, fazer um pouquinho mais de requeijão ou congelar, não tem problema.
      Só que para descongelar, precisa ser devagar, na geladeira, pra não ficar ruim.
      Beijos

  5. Responda este comentário

    Lílian Baraúna
    18 de janeiro de 2016

    Olá, o polvilho azedo pode ser consumido cru? Pelo que entendi da receita do requeijão de inhame ele não vai ao fogo, correto?

  1. Quiche de Abobrinha com Alho Poró - […] para salgadas. Para fazer o recheio da minha, usei o requeijão de inhame, que já ensinei fazer AQUI. Ele deu…
  2. esfirra de berinjela e de queijo vegano - […] Eu não fotografei a receita, porque é bem simples mesmo, ela é deste site aqui. […]
  3. Catupynhame: catupiry de inhame - […] pessoal, tudo bem?  Depois do sucesso do requeijão de inhame, resolvi criar um catupiry vegano que não deixasse a…
  4. Risoto de “gorgonzola” com ervilhas - […] produto AQUI. Mas se quiserem, também podem conseguir essa cremosidade fazendo requeijão caseiro (AQUI) ou maionese de castanha […]

Deixe um comentário